Em detalhe, malha de aço em canteiro de obras da Even
Influência na cadeia de valor
A Even, assim como o restante do setor a que pertence, tem uma particularidade: as emissões do escopo 3, que ocorrem fora da empresa, mas estão diretamente ligadas à sua atividade, são muito significativas. Entre as maiores fontes de emissão deste escopo, estão a produção de cimento e de aço, atividades industriais com alta intensidade de emissão de gases de efeito estufa. Outro grande impacto se dá no transporte desses materiais até a obra. O Brasil tem ainda outra característica única: florestas nativas de onde a madeira é extraída ilegalmente para abastecer vários setores, inclusive o da construção civil. Por isso, a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no país é o desmatamento e a conversão de florestas em campos agrícolas ou pastagens (veja gráfico das emissões brasileiras).
Vale lembrar também que o País vem demonstrando seu comprometimento quanto às questões climáticas. Signatário do protocolo que definiu metas específicas e concretas para a redução da emissão de GEEs, o Protocolo de Kyoto ratificado em 2005 e que expira no próximo ano, o Brasil não faz parte da lista de países desenvolvidos e que apresentam altos índices de emissão e, por isso, não está obrigado a baixar seus atuais números de emissão. Mesmo assim, durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-16), no fim de 2010, o governo brasileiro lançou sua Política Nacional sobre Mudança do Clima e se autoimpôs metas de redução a serem cumpridas nesta década, até 2020.
Diante desse quadro de conscientização e comprometimento, consideramos que a Even tem um forte papel de liderança sobre sua cadeia de fornecimento. Pretendemos utilizar nossa posição de influência junto aos fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros para reduzir as emissões de gases de efeito estufa não apenas nas nossas obras, mas ao longo da cadeia de valor.
Especialista opina
Para o especialista em mudanças climáticas Jean Pierre Ometto, pesquisador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o setor de construção civil pode olhar essa questão sob a perspectiva da oportunidade. “No Brasil, a questão da madeira extraída ilegalmente é importantíssima, e parte substancial dessa madeira vai para o setor da construção civil”, afirma Ometto. “O setor pode contribuir com a redução do desmatamento ilegal buscando utilizar cada vez mais madeira certificada.” Tal prática já faz parte da rotina da Even, que utiliza somente madeira reflorestada ou nativa totalmente rastreada pelo Documento de Origem Florestal (DOF) – registroobrigatório que controla o transporte e o armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa no país. No caso de kits de portas), trabalhamos somente com madeira certificada pelo selo Forest Stewardship Council (FSC).
Nesse cenário, a realização do inventário de emissões pelas empresas é um passo fundamental, de acordo com o pesquisador. “O inventário é uma oportunidade de a empresa repensar uma série de processos”, acredita Ometto. “Reduzir emissões pode tornar processos internos mais eficientes, e a empresa também pode ajudar a melhorar as que estão na sua cadeia de valor.” Nesse caso, além de se transformar em lucro para a empresa, a redução de emissões também se transforma em benefício social.
Em 2011, a Even definirá um plano de ação para redução das emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de influenciar o setor da construção civil e a cadeia de valor. Além dos fornecedores, pretendemos também sensibilizar e influenciar o outro elo dessa cadeia – nossos clientes.

