Carla Martins

Uma das nossas opções é a que você procura.

Busca avançada

Funcionários retratam sua visão da obra em quadros feitos de saco de cimento na Even

Oficina de pintura durou dois dias e resultou na exposição “Visões da Obra”

Com o objetivo conscientizar os funcionários sobre a importância da reciclagem e do aproveitamento de materiais, a Even Construtora e Incorporadora promoveu uma exposição de quadros pintados pelos próprios funcionários a partir de material reciclado da obra. Durante dois dias, foi realizada no Urbanity, empreendimento em construção da incorporadora, uma oficina de pintura que convidou os participantes a se expressarem artisticamente a partir do tema “Visões da Obra”.

A telas foram montadas pelos próprios participantes, usando restos de madeira para o chassi e saco de cimento virado ao contrário como superfície. O resultado foi exposto durante evento de confraternização na obra.

Além de promover a integração, a iniciativa também contribuiu para sensibilizar os participantes a respeito de soluções criativas e sustentáveis.

Com iniciativas como essa, a companhia estimula os colaboradores a entender o potencial de reaproveitamento dos materiais descartados e a importância da separação correta dos resíduos em seu ambiente de trabalho.

A separação de resíduos na obra é uma prática estimulada em todas as etapas da construção. A empresa institui uma parceria com seus fornecedores para reaproveitar os resíduos vermelhos (cerâmica) e cinzas (areia, concreto, restos de blocos, tijolos e cacos de telhas e até gesso).  O volume de resíduos reciclados e reaproveitados cresceu de 32% em 2009 para 95% em 2015.

Ações de engajamento

Esta não é a primeira vez que a Even promove ações de sustentabilidade e de reaproveitamento de materiais para seus colaboradores. Recentemente, criou o projeto Sons do Canteiro em que 39 mestres de obra, ao longo de um semestre, participaram de oficinas para transformar resíduos de obra em instrumentos musicais. Além disso, em 2014, promoveu o projeto Olhares Sustentáveis no Canteiro, em que os mestres foram estimulados a registrar em fotografias sua visão sobre o canteiro. O projeto também envolveu oficinas para ensinar a técnica “pinholes”, com máquinas fotográficas feitas a partir de latas de tintas, além de revelar as próprias imagens. As melhores fotos foram premiadas e expostas na Pinacoteca de São Paulo.

A consistência das ações de sustentabilidade da companhia tem sido reconhecida pela BMFBovespa, que inclui a Even no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2008. Além disso, a companhia foi a primeira na América Latina em seu setor a assumir o maior compromisso com o meio ambiente ao se tornar uma Empreendedora AQUA. Isto significa que a preocupação com a sustentabilidade está presente em todas as etapas do produto, da concepção à entrega.

Sobre a Even - A Even Construtora e Incorporadora S.A. é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. Foi reconhecida como a maior construtora e a maior incorporadora de São Paulo, de acordo com o ranking Embraesp|Top Imobiliário, divulgado em 2013. É a única empresa da construção civil a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa desde 2009. Com a abertura de capital, em abril de 2007, a Companhia expandiu rapidamente seus negócios e promoveu uma diversificação geográfica que possibilitou sua presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos últimos três anos, a Even vem crescendo com uma acertada estratégia de comercialização, foco no resultado operacional e financeiro, conceito arquitetônico diferenciado de seus empreendimentos e superação das expectativas de seus clientes. Suas ações são negociadas no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código EVEN3.